sexta-feira, 24 de maio de 2019

Estudando inglês sozinha


Estudar inglês por vontade própria nem sempre é tão rápido, mas ajuda muito se você tiver foco e se dedicar. O que mais me atrapalha é não estar em uma sala de aula, porque estudando em casa eu acabo perdendo o foco  rápido e em um curso eu saberia que só tenho aquelas poucas horas e focaria em absorver o máximo possível. Bom, até eu fazer um curso de inglês eu já quero ter uma base. Não digo que sou leiga porque já entendo um  pouco de inglês e já consigo falar e formar algumas frases em inglês. Tudo isso poderia ter sido  acerelado se eu tivesse reforçado os detalhes que me deram aceleramento no aprendizado. Então separei hoje muitas dicas que deram muito certo pra mim e algumas que me parecem muito boas e vou testar. Então esse post vai ser para mim e para vocês. Prometo que você nunca  leu igual. Vamos dividir dicas?


♥ Carregue com você uma caderneta

Nem sempre dá para carregar um dicionário também, mas uma cadernetinha sim! A idéia é ir anotando palavras que você quer aprender. Viu algo  e não sabe dizer em inglês? Anota e pesquisa em casa. Em qualquer lugar pode surgir dúvida. Vale também o bloco de notas do celular, desde que você não esqueça a notinha no meio das outras. Hoje também é fácil ter app tradutor no celular, mas recomendo pesquisar depois, com tempo.

♥ Cole post its com expressões e nomes para você




Você não vai  virar a louca dos post its, mas pode usá-los como aliados! Sabe expressões  do dia a dia como "What's up?" (E aí?), "Oh Right!" (Certo!), "This okay" (Está tudo bem)? Podem serem úteis para você aprender coisas comuns lá fora. Expressões curtas, vale até um "Good morning!" (Bom dia)  ou até mesmo colar o nome de um determinado  objeto da casa funcionam muito bem para associar a imagem à palavra! Seu cérebro vai começar a se familiarizar com esses frases e vai ficando mais natural ;) Cola um bom dia no espelho do banheiro, um sorria no espelho do quarto...

♥ Assista filmes e séries legendados

Essa dica você já  leu por aí  sim e é a melhor do mundo! Eu só assisto dublado se não houver a opção legendado. Eu detesto não ouvir a voz do ator/atriz de verdade. Detesto como soa a voz da maioria dos dubladores (por ser muito diferente da voz original). Mas como tempo percebi o quanto isso ajudou o meu inglês. Ouvir como se fala as expressões, "pegar" a pronúncia certa é ótimo para quem quer um dia entender americanos de verdade (ao vivo!). Hoje eu já consigo entender algumas expressões e pequenas frases em inglês mesmo longe da televisão (aquele momento que você vai na cozinha buscar água...)
O dia mais feliz foi quando cortaram a legenda de "A Hospedeira" de repente e minha irmã disse:"O que  ela disse?" e eu pude responder "Sua irmã  já deixou de cumprir alguma promessa que fez?". Depois eu fui ver na internet se tinha acertado e vibrei! Entendi certinho :D

♥ Pense nas respostas em inglês

Eu gosto de fazer isso para treinar até o pensamento, porque treinar inglês conscientemente é bom, mais quando você treina inconscientemente (no automático) é melhor ainda! A tática é simples: pensar que resposta seria sua em inglês para  determinada situação. Crie histórias, não tenha vergonha! Pense como agiria e iria se expressar com certas perguntas no dia a dia mesmo, tudo dentro da sua cabeça. No pensamento. De pensar inglês para falar inglês é um pulo.

♥ Traduza músicas e pequenos textos

A gente tem mania de cantar músicas que não sabe,rs Mas algo bem simples é pegar as suas músicas preferidas e imprimir ou copiar a  letra e tentar traduzir pro português. Depois pega a tradução já pronta e correta e vê o que deu para conseguir,haha No começo vão ser só algumas palavras, mas calma! Depois já vão ser pequenas frases, parágrafos e quando você ver, já tá entendendo e cantando certinho. O  lance é a paciência e a dedicação diária.

♥ Escute a pronúncia

As vezes você até sabe escrever inglês, mas na hora de falar é complicado. Depende de pessoa para pessoa. O  fato é que você precisa falar inglês direito para que lhe entendam. É fato. O melhor jeito  é escutar a pronúncia. Há dicionários online e apps que disponibilizam essa opção de ouvir a palavra ou frase em inglês por meio de aúdio. Há também sempre o Google Tradutor para te ajudar. O importante é repetir várias vezes e pode também anotar como se escreve: Ex:Hello Sunshine (palavra original) - "Helou Sanshine" (como entendemos). Tenha uma matéria no caderno para isso. Músicas também ajudam, principalmente as mais lentas e calmas, mas...

♥ Se permita errar cantando

Nem sempre a  gente vai acertar de cara. Primeiro é sempre bom escutar umas três vezes só a voz do cantor, depois comece a cantar junto e tudo bem se você errar. É errando que se aprende. Divirta-se!

♥ Baixe vídeos em aúdio

Assim como nem sempre dá para entrar no Youtube e assistir uma vídeo aula, a  dica é baixar em aúdio o vídeo e jogar no MP3 do seu smatphone. Sempre que dê, no ônibus ou em filas de espera, por exemplo, vá escutando e assim dá para aprender sempre mais um pouquinho!

♥ Tente descrever as situações em inglês

Ok, parece loucura ,mas não é! Uma das maiores dicas que eu poderia te dar se você quer um dia entender e falar bem inglês é ir tentando descrever as situações do dia a dia em inglês. Lógico que você já precisa entender um pouquinho das palavras, mas aí quando você ver por exemplo, um  cara abrindo uma porta para uma garota, já vá descrevendo em mente "He opened the door for ser".

♥ Compre livros de apoio e imprima aulas

Essa vale até para quem estuda em um cursinho presencial. Exite dezenas de livros de apoio para quem está estudando inglês. Livros de gramática, com dicas, textos e eles valem à pena sim, se bem escolhidos. É um dinheiro bem empregado, mais  nada vale deixá-los de lado ,tem se dedicar as leituras de apoio também. Dá para imprimir várias dicas em sites também. E se você quiser treinar o que já sabe, há livros (desses normais que a gente ama) com um nível fácil para você já ir tentando entender a história :) Procure livros com histórias simples, um inglês leve e iniciante e compre a versão original. Têm um post antiguinho da Melina Souza com dicas para começar a ler livros em inglês que ainda acho super útil! O livro "Eleanor & Park" da Rainbow Rowell por exemplo é de nível fácil para que está iniciando :)

♥ Aprenda pelo menos 3 palavras novas por semana e forme 3 frases com elas

Um dicionário pode ser seu melhor amigo :) Estude ele pelo menos 15 minutos por semana e tente aprender de verdade três palavras novas. Depois forme três frases com essas palavras. No  começo vale olhar no dicionário como formar essas frases.

♥ Faça pesquisas em inglês

Pinterest, Flickr, Google, Aliexpress... redes sociais e campos de busca que aceitam pesquisas em outras línguas são ótimos para treinar sei inglês. Em vez de procurar tudo em português se arrisque em inglês sempre que dê :)

♥ Tenha um caderno de matérias fofo para seus estudos



Estimular o cérebro visualmente te dá mais ânimo para sentar e estudar. Caderno fofo = ânimo. Simples e eficaz!hehe

♥ Use app's!


Além de baixar tradutores e dicionários, eu recomendo demais ter aplicativos que te ajudem a treinar  inglês! Um dos mais legais para quem tem um tempinho é o Tandem! Ele é um aplicativo de intercâmbio. Eu explico: Nele você ensina português para alguém estrangeiro que esteja querendo aprender e essa pessoa te ensina a língua dela! Um amigo me apresentou esse aplicativo e disse que fez amizades e aprendeu muito! Achei massa! Outro que parece simples mas funciona super bem é o Duolingo. Nele você aprende palavras e faz lições. Acho ele bem legal! Fora que têm Duolingo em várias línguas! Dá pra aprender espanhol, italiano, francês... De dicionário indico o Linguee, dentro de qualquer site você selecionando uma palavra terá através do aplicativo, a tradução. Ele é mais completo do que consegui explorar e conseguentemente explicar à vocês até agora. Mas vale muito instalar ele! Outro muito bacana é o Aba English! Ele também treina seu inglês e vai te ajudar a estudar :)

♥ Tire um tempo real para estudar com qualidade e dedicação


Todas essas dicas são ótimas e válidas, mas você precisa tirar um tempo por dia ou por semana para estudar inglês! Sentar, desligar celular e prestar atenção pra valer. Mesmo que por meia hora.

♥ Não tenha medo de crescer aos poucos

A última dica é a mais legal. Não tenha medo de crescer um pouco todo dia. É devagar (mais com determinação) que se vai longe. Antes bem feito do que rabugento. Sei que a vontade de fazer um curso é enorme e a gente pensa que o tempo que levaremos para aprendermos sozinhos será enorme e não vale à pena, mas o tempo vai passar de qualquer forma, você estando parado ou tentando! Não tenha medo de crescer lentamente, tenha medo é de ficar parado.



Espero que essas dicas ajudem! Até o próximo post -^^-
Com amor,
Layni

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi!Me conta oque achou do post e do blog!Seja educado e eu sei que não vou precisar moderar seu comentário ;)