quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Como consegui superar o vício de roer unhas e deixar minhas unhas crescerem


Deixar as unhas crescerem para mim era superar o vício de roer unhas por ansiedade. E muitas vezes acreditei que eu não conseguiria. Minha ansiedade sempre foi muito forte.

Eu tenho fotos chocantes, rs Na época eu fotografei para lembrar da dor que eu senti naquele dia /noite. Meu dedo doía muito e ainda assim eu não conseguia tirar o dedo da boca. Eu chorava muito de dor e ainda assim tentava "arrancar" mais unha dali. Depois dessa vez tiveram outros momentos do dedo latejar, sangrar e eu ainda roer ele.

Eu sempre achei minha mão tão infantil! Eu queria uma mão bem feminina, com unhas em um tamanho mínimo que fosse, sem aquela aparência de desleixo que as unhas roídas deixavam. Além disso, elas eram fraquinhas e ao mínimo sinal de crescimento partiam ou lascavam nas pontas. Tentei base do tipo casco de cavalo que ajudaram um pouquinho, mas não resolveu.


Depois de tantas tentativas frustadas eu lembro do primeiro impulso forte que tive de motivação. Foi em uma postagem no blog da Bi (@biancaevelyns) o extinto Doce de Vida (agora os posts estõ no Biancalogia!), onde ela relatava o que era ser uma unicófaga e me deixou chocada em saber que o meu vício tinha nome e era uma doença! Ela propôs que as leitoras topassem o desafio de deixar as unhas crescerem junto com ela. Com o incentivo de ter alguém esperando resultados, eu topei. E a meta era se vigiar pra valer e toda vez que colocássemos a mão na boca, parássemos na hora! E eu passei a fazer isso de verdade!
Consegui e passei alguns meses de unhas grandes. Foi quando tive uma baita de uma recaída e roí tudo em uma crise de ansiedade. Me senti um fracasso, mais uma vez.
Em Dezembro do ano passado eu ia me matricular em um curso que eu esperei muito e queria pegar aquele (bendito) certificado de unhas grandes. Era a minha vitória! Eu não queria roer mais. Com aquela meta em mente eu resolvi me dedicar novamente. Tinha tanta coisa pra estudar que eu nem lembrava de roer as unhas, eu desviei a minha ansiedade e finalmente vi minhas unhas crescerem. Ao longo de 6 meses eu juntei algumas dicas que foram fundamentais e hoje posso dizer que não sinto vontade NENHUMA de roer as unhas, eu venci o vício! Em Agosto a lindíssima Maia (@maiainspira) me pediu ajuda porque estava tentando deixar as unhas dela crescerem.Vendo minhas postagens no insta ela pediu gentilmente que eu desse algumas dicas para ela. Aaaaa! Eu nunca tinha parado para, de fato, observar e reunir tudo que me ajudou, então com esse incentivo, fiz isso. Então o post de hoje é sobre isso, como consegui deixar minhas unhas crescerem, e são essas dicas que me ajudaram de forma fundamental que eu quero compartilhar hoje aqui, por sugestão dela! :)







  • Arrendondar as unhas
A ponta da unha é onde costuma mais partir. Manter pelo menos as pontinhas arredondadas faz com que as chances dessas unhas partirem sejam bem menores.Na prática faz toda a diferença!

  • Não usar unhas como "acessórios"
A gente faz muito isso, né? Quando tem unha grande a gente quer usar pra tudo! Pra abrir lacre de garrafa, pra empurrar algo... Isso é péssimo! Fazer a unha de acessório força ela. Então quando você pensar em usar a unha pra qualquer coisa, olha ao redor e vê se só tem a unha mesmo para usar. Usa qualquer coisa, menos as unhas.

  • Fortalecer as unhas
Fortaleça, fortaleça e fortaleça. Eu já tentei base fortalecedora (inclusive a casco de cavalo original da marca Maru, me informou na época que a fórmula era vegana. Se você tiver interesse, vale mandar um e-mail questionando o SAC ) mas ainda não era o efeito que eu queria, até que uma amiga (@alicem.estilo) disse que estava usando óleo de rícino pra essa finalidade e as unhas dela estavam hiper fortes! No mesmo dia eu fui na farmácia e comprei um óleo pra mim! Sim, aquele usando também como laxante. Inclusive, pelas propriedades laxativas dele, use-o misturado com outro óleo vegetal. É só aplicar nas unhas e deixar elas absorverem. Eu gosto de fazer isso na noite anterior que eu vou esmaltar as unhas, assim deixo um tempinho. Minhas unhas viraram outras! Chegou ao ponto de partir e de tão fortes e duras, partir na carne, mas eu nem sequer consegui dobrar a unha partida. E até hoje só partiu uma depois que passei a usar o óleo de rícino.

  • Não descascar o esmalte arrancando ele
Muitas vezes eu descascava o esmalte da unha arrancando ele, puxando pedaços do esmalte. Quando a gente usa base por baixo ele até vem como uma película. se você também fizer isso você vai observar que vai formar veios esbranquiçados na unha e fica como se a própria unha estivesse descascando. Isso enfraquece demais ela.  Então quer tirar o esmalte? Usa removedor SEM acetona. Nunca arranque o esmalte.

  • Não passar o palito na base da unhas ou por baixo dela para limpar
As vezes a gente não usa a unha, mas usa usa o palito para ficar tirando algum restinho de esmalte que fica na base da unha,forçando por baixo do esmalte pra tirar ele ou usa pra ficar limpando embaixo da unha. Geralmente quando a gente não esmalta a unha e vê alguma sujeirinha. Isso enfraquece demais a unha. As minhas unhas chegavam a fica um risco branco quando a unha ia crescendo mostrando aonde eu mexia com o palito. Se tiver suja, tenha um pouco mais de paciência e usa uma escovinha para limpar. Pode ser uma escova de dentes só para isso. Não passe nada, nem mesmo a própria unha pra limpar.

  • Deixar as unhas pintadinhas para dar gosto, mas...deixe as unhas respirarem um vez por semana
Deixar as unhas pintadas era  para mim, um incentivo para não roer elas. Eu gostava de vê-las pintadinhas e bonitinhas. Hoje eu deixo elas respirarem uns dois dias antes de esmaltar de novo elas. Acho bem importante isso para manter elas saudáveis!

  • Usar removedor sem acetona
Eu já falei um pouquinho lá em cima sobre isso, mas a acetona é péssima para a unha. Ela é um forte solvente que desidrata tanto a unha como a pele, deixa esbranquiçada também, sabe? Não só ela, mas o óleo de banana usado para diluir esmalte, soube recentemente que ele acaba com as nossas unhas. Até que fui ler e de óleo de banana não tem nada! A fórmula é super artificial e tem uns nomes que a gente nem sabe o que é! Dois venenos para a saúde das unhas e lógico, o corpo absorve :/

  • Evitar postiças e outras unhas que precisem de cola.Só optar por esse recurso se realmente desistir de ter unhas grandes e saudáveis por conta própria (você não vai desistir,né?Tando aqui...)
Evite unhas que não sejam suas, principalmente aquelas postiças que vão cola. É um recurso que muitas usam para deixar as unhas naturais crescerem por baixo. É uma opção para não sentir o tempo passar e estar vendo unhas bonitas e não sentir tanta falta das unhas grandes. Principalmente se você não usar os produtos adequados, isso vai estragar a sua unha natural. As fórmulas contém substâncias que não são naturais. Pra remover é outro processo. Eu não sei, obviamente, tudo que vai em todas as técnicas existentes hoje, mas opta por essa opção só se realmente você desistiu das unhas naturais, se você realmente não consegue superar o vício. E mesmo assim, procura a melhor opção com um profissional, estuda os processos e deixa tuas unhas respirarem de tempos em tempos. Mas já que você está aqui, tenta essas dicas antes de desistir ^^

  • Esmaltes clarinhos dão a sensação de unhas maiores
Quando minhas unhas estava pequetititas ou quando alguma delas se parte (na maioria das vezes eu corto elas cortando verduras, rs)  eu gostava de pintá-las com um tom de esmalte clarinho. Acho que realmente dá a sensação de unhas maiores. Funcionava como incentivo.

  • Usar luvas quando for mexer com produtos de limpeza
Produtos de limpeza costumam terem uma composição altamente agressiva para poder remover toda a sujeira. Preciso falar mais? Compre luvas, use elas quando for mexer com esses produtos. Pelo bem das suas unhas e da sua pele!

  • Ter uma meta
No fim essa foi a dica que mais deu certo de incentivo. Querer pegar aquele certificado para mim foi decisivo. E eu peguei ele de unhas de gatinha! Então se você tiver uma meta, seja um evento, uma data importante, um momento especial, use isso de incentivo :)


É isso! Foi o que deu certo para mim, hoje estou feliz com as minhas unhas. Eu sempre digo que 
ter unhas grandes para mim não é mais, só ter mãos femininas, mas elas me mostram todos os dias que eu sou capaz de vencer a minha ansiedade. Certamente me manter ocupada e estudando loucamente driblaram minha ansiedade. Tente ter algo que você possa colocar suas energias <3
Teremos muitos posts ainda sobre unhas! É um mundo novo e divertido que se abriu para mim, não sabia que era boa com unhas,rs Lá no meu insta eu costuma compartilhar minhas nails arts ^^
Fica que em breve, tem mais!

Com amor,
Layni

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi!Me conta oque achou do post e do blog!Seja educado e eu sei que não vou precisar moderar seu comentário ;)